header b

Entrevista a Miguel Rodrigues, coordenador da EFB de Odivelas

Odivelas

Artigo Odivelas CoordenadorAPP

Entrevista aos Diretores/Coordenadores Técnicos da Escola de Futebol osBelenenses Odivelas

O protocolo criado entre o Clube de Futebol “Os Belenenses” (CFB) e a Associação Desportiva Belém Foot em 2013, permitiu o nascimento da 1ª Escola de Futebol “Os Belenenses” fora do complexo do Restelo, mais precisamente em Odivelas (EFB-Odivelas) desenvolvendo até então as suas atividades nas instalações da PlayAction  Lda, na Escola Secundária da Ramada.

 

Como nasceu a ideia de criar uma escola de futebol do Clube de Futebol “Os Belenenses” em Odivelas?

Na época desportiva 2012/2013 iniciamos as atividades da Escola de Futebol  Outdoor Action, alcançando logo no 1º ano os objetivos a que nos propusemos inicialmente quer ao nível do número de atletas, quer ao nível de organização.

No final da época acordamos com a Direção Técnica das Escola de Futebol os Belenenses, dar início a um projeto piloto que acabou por se tornar numa mais-valia vitoriosa, passando Odivelas a possuir a 1ª escola do Clube de Futebol “Os Belenenses” fora do complexo desportivo do Restelo.

 

Qual o crescimento que a vossa escola tem tido desde o início desta parceria?

Na 1ª época (2013/2014) de EFB Odivelas passamos de 50 atletas entre os 5 e os 14 anos para 110 atletas. No segundo ano andamos sempre a rondar os 200 alunos e neste 3º ano de EFB Odivelas já possuímos cerca de 230 atletas entre os 4 anos e os 50 anos, pois temos a classe Vintage, onde oferecemos um espaço para cerca de 30 pais e todos aqueles acima dos 16 anos deixarem a sua magia futebolística em campo. A ideia foi tão bem aceite que a EFB Estádio seguiu a ideia e neste momento realizamos encontros amigáveis entre as duas escolas.

 

Qual a reação dos pais e familiares ao inscreverem o filho/neto na escola de futebol com o nome do Clube de Futebol “Os Belenenses”?

A reação não podia ser melhor, pois a maioria dos nossos atletas só conhecia as escolas de futebol dos outros grandes clubes de Lisboa e Porto. O Clube de Futebol “Os Belenenses” estava algo esquecido e os atletas quase na totalidade desconheciam o Belenenses e o seu historial, os troféus que conquistou, os jogadores fabulosos que por lá passaram, o estádio com a vista mais bonita de Portugal numa zona tipicamente turística de Lisboa bem como as excelentes infraestruturas que o clube disponibiliza para a prática de futebol.

Passaram então a ter um carinho especial pelo nosso clube, mesmo havendo outros como clube favorito, não “chocando” pais e agradando a avós que, esses sim ficaram muito felizes por sentirem que finalmente o clube do coração está bem vivo e com um futuro risonho onde os seus netos podem fazer parte deste grande e histórico clube de Portugal.

Quais os objetivos a curto/médio prazo?

Acreditamos sermos já uma referência no Concelho de Odivelas pois com o elevado número de atletas que atualmente dispomos e tendo em conta termos um campo de futebol de 7, estamos a trabalhar em parceria com várias entidades para a curto prazo podermos passar para uma infraestrutura com outras condições no concelho de Odivelas ou Loures podendo assim ter a representação de mais atletas com as nossas cores e desenvolver ainda mais a vertente de competição federada na AFL.

O nosso grande objetivo passa por encontrar uma solução final e duradoura com a passagem para um campo de futebol de 11, podendo ai desenvolver todas as classes de formação e competição, desde os Petizes até aos Juniores fazendo uma transição eficaz do futebol de 7 para o futebol de 9 ou 11, continuando sempre em parceria com este grande clube, num Concelho que necessita rapidamente de uma referência no panorama do futebol nacional.

Quais os objetivos específicos da Associação Desportiva Belém Foot?

Os objetivos gerais passam pela promoção e desenvolvimento de atividades de prática desportiva ecléticas, com crianças, jovens e adultos promovendo sempre a inclusão.

- No caso da EFB Odivelas, desenvolve a prática do Futebol com atividades lúdicas, pedagógicas e formativas através da prática desportiva na vertente formação e competição federada para diversos escalões.

- Organização de torneios de futebol para grupos, empresas ou escolas.

- Organização de festas de aniversário com a possibilidade de personalizar o evento num espaço que pode incluir um moinho restaurado com zonas de apoio.

- Aluguer de campos para que grupos organizados possam desenvolver a prática do futebol de forma anónima e casual.

- Desenvolvemos ainda colónias de férias nas pausas letivas, com diversas atividades que oferecer aos nossos atletas.

Mais que objetivos, temos uma equipa técnica capaz de elevar o nome do Clube Futebol “os Belenenses” e projectá-lo como um dos produtos de excelência no que diz respeito ao futebol de formação no panorama nacional.  

title footer
Saturday the 20th. | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins