header b

Entrevista ao coordenador da EFB de Algés

Algés

Artigo Alges Coordenador APP

Boa tarde Jorge, estamos perante a escola mais recente do projecto, e que se encontra já em perfeito funcionamento. Explique-nos um pouco mais sobre os princípios basilares deste pólo de formação.

Antes de mais queremos agradecer a visita técnica efetuada ao nosso espaço, e dizer-vos que este pólo surge da ambição da nossa parte e do clube em expandir a nossa metodologia para a zona de Algés, dando sequência ao trabalho já efetuado, noutros pólos e que possibilita a estas crianças e jovens uma prática desportiva de qualidade, enquadrada em parâmetros claramente definidos, capazes de potenciar e ensinar todas as vertentes destas etapas de aprendizagem.

Quando fala em parâmetros definidos, refere-se ao quê, em concreto?

A nossa metodologia assenta em estratégias que respeitam cada uma das fases de desenvolvimento do atleta, procurando potenciar as suas individualidades, mas sempre baseado em momentos lúdicos, que permitam aos atletas encarar esta modalidade com prazer, aguardando sempre com ansiedade pelo treino/jogo seguinte.

Estando na reta final da época, qual o balanço que faz da aplicação dessas estratégias?

Iniciar um projecto, quer seja desportivo, ou de outra área comum, acarreta sempre com falhas naturais, que têm servido constantemente para redireccionar o nosso foco. No caso concreto da EF Belenenses - Algés, o balanço é francamente positivo. Encarar um projecto que começou literalmente do zero e obter resultados notórios aos nível do desenvolvimento individual, como do desenvolvimento coletivo das várias equipas, faz-nos acreditar que o trabalho se baseou numa base sólida e sustentada que é fruto do empenho de todos: desde treinadores, à coordenação feita por mim e pelo Marco Damas, pela direcção do clube, bem como dos pais e encarregados de educação, que foram compreendendo o natural crescimento deste pólo de formação.

É de facto meritório o crescimento, que nos parece também sustentado. Para terminar, com quantos atletas contam neste momento?

Sim, o crescimento tem sido feito da forma mais sustentada possível, fruto de algum background dos projectos anteriores, e que foi possível replicar neste pólo, evidentemente com as naturais adaptações, tanto ao público-alvo, como àquilo que são as exigências dos desafios. Para responder à pergunta, temos neste momento cerca de 70 atletas, divididos pelos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis. Na próxima época está garantido o início de uma equipa de Iniciados, mantendo como até aqui as várias ofertas: treinos durante a semana e treinos aos Sábados de manhã.

Quer deixar alguma palavra em especial, para finalizarmos a entrevista?

Quero agradecer naturalmente a aposta do clube na nossa gestão deste projeto, mas fundamentalmente deixar uma palavra de apreço aos técnicos que diariamente dão o seu melhor para honrar o compromisso a que se propuseram, assim como, deixar uma palavra de agradecimento a todos os pais, por identificarem na nossa escola um local de confiança para as aprendizagens dos seus filhos!

title footer
Saturday the 20th. | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins